Darueira

___________________________________________________
Darueira 
História e Atualidades (by Lucy Lima) ___________________________________________________________________________________
O Grupo de Estudos Darueira (Palavra de Língua Tupi que significa Guardiões da Sabedoria), é um projeto pedagógico que funciona como curso preparatório para o vestibular na Sede do Instituto Educ@rTecnologias, localizada na Av. Palmares, próximo a Livraria Ponta do Lápis em Arthur I - 1º andar. Fundado no ano de 2009 pelo aluno Danilo Martins e Enaile Magalhães, é um curso gratuito e com uma única turma de 20 alunos. Destina-se a alunos de baixa renda, oriundos da rede estadual de ensino. As aulas são ministradas por estudantes voluntários. O curso abrange todas as disciplinas da grade curricular do ensino médio e suas aulas têm início em Janeiro e se estendem até a véspera do vestibular. Funciona de 2ª a 6ª. Feira no período das 18:00 às 22h00. Objetiva-se por meio deste projeto, tornar possível, a elevação do nível educacional dos alunos, de forma que esses possam aumentar as chances de se qualificarem melhor para o mercado de trabalho, de ingressar na universidade pública, além de ser tanto um espaço de experiência docente para os estudantes das instituições publicas de ensino superior, quanto um espaço de vivência cidadã, onde se aprende enquanto ensina.
 ___________________________________________________________________________________

Olá galera! 

Este espaço do Portal de Históri@ vai ter como objetivo dinamizar as aulas do GED. Aqui postarei informações sobre as aulas dadas com dicas de sites, vídeos e períodicos online relevantes que irão auxiliar no processo de pesquisa nesta corrida pelo vestibular. Sejam Bem-vindo(a)s e aproveitem todas as oportunidades. 

Cada um é responsável pela sua própria história!!!

PS.: As dicas da primeira aula estão no blog Vestibular Seriado.

___________________________________________________________________________________
Segunda Aula 
Proposta do ENEM 
História
Democracia e Cidadania na Antiguidade
"Nunca houve nem jamais existirá "verdadeira democracia" (Rousseau)
Conceito de Democracia
Realizar uma reflexão em torno da etimologia da palavra - "Democracia" -  um Estado que é democrático apenas na forma;
Ver também - Dicionário de Conceitos Históricos - Kalina Vanderlei Silva & Maciel Henrique Silva - Pág. 89. Uma análise sobre a Democracia na antiguidade e moderna a partir do século XVIII.
Atualidades 
O vazamento de óleo no Golfo do México pela British Petroleum (BP) e na Amazônia Peruana pela Pluspetrol
Pluspetrol
Grandes empresas exploradoras de gás e óleo
 Vazamento de óleo da Amazônia Peruana
____________________________________________________________________________________

Terceira Aula
Proposta do ENEM

História
Atuações dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX:
Conceito de Revolução
Do ponto de vista histórico, a palavra revolução pode apresentar dois significados. Pode significar, por exemplo, uma evolução de um sistema de produção, ou seja, uma transformação. Neste contexto, podemos citar a Revolução Industrial (século XVIII), quando ocorreu um avanço nos sistema de produção de mercadorias com a implantação das máquinas. Esta evolução acabou influenciando nas áreas sociais, econômicas e políticas da sociedade européia do período.

Num outro contexto pode significar uma mudança radical como, por exemplo, na Revolução Francesa. Neste fato histórico ocorreu uma mudança radical no sistema político, econômico e social da França no século XVIII.
 
Fonte: http://www.suapesquisa.com/historia/dicionario/revolucao.htm
 
Documentários:
Diferença entre Socialismo e Comunismo

Em certa época, as palavras socialismo e comunismo tinham o mesmo significado: uma sociedade em que os meios de produção fossem propriedade pública. Hoje, há uma grande distinção entre os dois termos.
Membros de partidos comunistas encaram o socialismo como um estágio na formação da sociedade comunista, que passa a ser considerado, uma ditadura do proletariado. Durante esse estágio, o Partido Comunista deve estar no poder, e ser eliminada a maior parte da propriedade privada, sendo a economia administrada com base em um plano nacional de produção.
Entretanto, nesse estágio, a nação ainda não é rica o suficiente para ofertar a seus cidadãos todos os bens materiais necessários, e o governo deve coagir as pessoas a trabalharem arduamente por pouca recompensa. Em um estágio posterior, a nação será rica para satisfazer às necessidades econômicas de todos. Esse estágio é o comunismo. Para os comunistas, a coerção estatal desaparecerá em uma sociedade comunista. Muitos socialistas em países que não vivem a ditadura do proletariado não aceitam essa definição.
A maioria acredita que certa coerção estatal é sempre necessária porque algumas pessoas têm que ser forçadas a serem cidadãos úteis para merecerem o que ganham do Estado. Mas rejeitam a maior parte dos métodos utilizados pelos partidos comunistas, a exemplo de revolução e de outras formas de militaria como meio de alcançar o poder, e se opõem a métodos centralizados de administrar o Estado. Os socialistas democratas acreditam no processo democrático e são contrários à extinção dos partidos de oposição. Preocupam-se mais com a distribuição justa de bens e serviços do que com o crescimento econômico rápido, mas se esquecem um pouco da população em si.

Fonte: www.grandecomunismo.hpg.ig.com.br

Cuba

China



URSS
1 pouco de comédia! Rs...


Atualidades
Cuba anuncia demissão de 500 mil trabalhadores estatais