
Depois de um longo trabalho debatendo o início da Idade Moderna que vem acompanhada por vários movimentos de esfera cultural, política e religiosa, estamos aqui abrindo nossa 'Produção de Resenha' para que a turma realize textos breves mas de relevância com relação as temáticas abordadas no filme Elizabeth.
Ao realizar as resenhas tenham cuidado em apontar informações que sejam coerentes ao período histórico, destacando as características marcantes com relação a Religião=Política+Economia. Não deixem de ressaltar informações sobre questões culturais (música, dança, vestuário...).
Recomendações:
- Ler sobre - Movimento Renascentista & Reforma Protestante (Reforma Protestante Inglesa 'Anglicana').
COMO POSTAR AS RESENHAS:
- Ir em comentários;
- Vai abrir uma caixa de texto onde vocês irão digitar a resenha;
- Depois vão se identificar como anônimos;
- Para finalizar vão clicar em postar comentários;
- Não esquecer: Nome, número e e-mail.
PS.: Produção de Resenha "Individual".
23 comentários:
Produção da Resenha
Debate sobre o filme Elizabeth
Boa parte do filme é muito relatado ao tribunal de santa inquisição.
Tribunal de Santa Inquisição pelo que eu entendi isso é um ato de massacre que os protestantes sofriam ao ser obrigado a confessar algo, mais isso não vem ao caso,
Elizabeth um filme da reforma protestante, 1554 o país tem uma divisão entre católicos e protestantes, conflitos entre os demais países Inglaterra e Espanha.
O país inicia uma guerra santa para difundir o catolicismo, uma época que você tinha que casar e gerar um herdeiro para assegurar o seu reinado (Trono). Exercito para atacar a Espanha o mais interessante é que seu exercito não era homens a cavalo com armadura e coisa e tal, eram pessoas com as piores vestisses com armas fracas diferentes sexos no caso Homens, Mulheres e Crianças que por fato não iriam vencer essa guerra, cada País tinha uma cor diferente suas vestisses eram longos para mulheres e curtos para os homens é o que eu pude entender, houve também um certo tipo de preconceito com Elizabeth por ser uma protestante os católicos não aceitavam uma bastarda no trono.
Isso foi um resumo do que entendi sobre o filme lucy.
Nome: Alysson Ferraz da Silva nº 01 Turma: Lealdade
Para impedir que o país fosse destruído, Elizabeth decide enfrentar todos inimigos que ameaçavam a Inglaterra, botando em risco sua própria vida em nome de seu povo.
Na passagem da Idade Média para Moderna ocorre o processo de centralização do poder político, com o surgimento das monarquias nacionais, quando os reis começaram a concentrar o poder em suas mãos. Na Inglaterra em meados do século XVI, o governo da rainha Elizabeth, representa o apogeu do absolutismo. A consolidação de uma monarquia absolutista, centralizada foi um elemento importante para o notável desenvolvimento econômico do país no século XVII .
Ao assumir o trono Elizabeth sofreu muito pois ela tinha que se casar e ter um filho para assumir seu trono (Reinado) era um obrigação a railha ou rei ser casar e ter filhos para assumir seu reinado.Com tudo isso surgir as suas varias formas de se vestir e suas musicas da época; as roupas sempre com muito decotes quadrados, as mangas longas e sempre com muitas cores vibrantes, e as musicas de acordo com sua época e sempre tinha uma que Elizabeth dançava como a rapaz que ela gostava que era “A volta “.
Aluna: Tayrinne Izabel da Silva N° 47
(2° lealdade “noite”)
Tayrinne_15@hotmail.com
O filme deixa bem claro a disputa entre o catolicismo e o protestantismo,a igreja católica era quem comandava tudo como economia,politica e etc.Não queria perder o posto para o protestantismo mas a rainha era uma protestante.
Por isso a guerra,a igreja católica que sempre tão poderosa não queria perder o seu posto pra ninguem.elisabet ficava entre a cruz e a espada sem saber o que fazer isso lhe acarretou ate imboscada.O pais ficava dividido entre catolicos e protestantes.Ela costumava dançar muito,a musica era um pouco esquizitas mas tudo bem era legal.Cazar acho q ela só queria cazar com um homem quando viu q isso não era possivel prefiriu caza-se com o povo da inglaterra.
luciano felipe n:28
luciano_felipe92@hotmail.com
Psotagem da Resenha..
O filme Elizabeth aborda a reforma protestante que ocorreu no ano de 1554, quando a rainha da Inglaterra morre e a sua irmã Elizabeth assume seu trono. A nova rainha é protestante e assume pelo fato de sua irmã não ter filhos.
O catolicismo era a maior autoridade naquela época, quem praticasse algum tipo de pecado iriam ser julgados no tribunal da santa inquisição, é quando o clero puni os pecadores fazendo massacres como: queima de pessoas vivas na fogueira ao público; amputando as mãos; colocando pessoas numa espécie de esticador e esticando os membros até que desloquem e quebrem e etc...
Elizabeth tinha que se casar com um francês para ter sue herdeiro e também para acabar com os conflitos entre a Inglaterra e a França, assim unindo-se e ficando mais fortes. No mesmo tempo haviam conflitos entre católicos e protestantes, pois os protestantes queriam acabar com o catolicismo e vice-versa.
Os trajes da época eram vestidos longos e decotados, com muitos detalhes para as mulheres e para os homens de mantos e botas.
Aluno: Jéssica Ketely N° 21
Sala: Lealdade Turno: Noite
Em 1558, Elizabeth teve a oportunidade de assumir o poder. Quando Elizabeth tomou posse do trono ela percebeu que seu povo inglês estava dividido entre católicos e protestantes, mas não era só isso que cercava a Inglaterra, a frança pretendia atacar a Inglaterra com a ajuda da escócia, mas Elizabeth não deixou que isso acontecesse, pois essa causa se deu pelo fato de que Felipe II pretendia tirar Elizabeth do trono e restaura o catolicismo na Inglaterra e se preparar para entrar em guerra sendo assim ela fez uma reunião entre os membros da corte para solucionar o problema. Elizabeth resolveu instalar novamente a Igreja Anglicana Ela também tinha medo de tomar algumas decisões, mas se mostrava sempre forte o bastante para seguir em frente com seu povo, Elizabeth parecia esta preparada para tudo, pois era forte e corajosa, mas se deixava levar pelo amor que tinha por Sir Walter, mas ela caiu em si para se dedicar somente a sua nação, ela marcou historia na Inglaterra por te assumido excelentemente o trono e ter dado a volta por cima, tornando a Inglaterra uma país poderoso mundialmente, ela também não teve filhos nem um amor pra si, mas ficou muito poderosa e reinou por décadas a chamada potência mundial “Inglaterra”.
Tamires Barbosa, nº 45
Thami_tboc@hotmail.com
Na passagem da Idade Média para Moderna ocorre o processo de centralização do poder político, com o surgimento das monarquias nacionais, quando os reis começaram a concentrar o poder em suas mãos. Esse processo encontra três momentos bem demarcados: uma fase feudal, onde os reis assumem um maior destaque entre seus vassalos, transformando o poder de direito em poder de fato; uma fase moderna (entre os séculos XV e XVI), Na Inglaterra em meados do século XVI, o governo da rainha Elizabeth, representa o apogeu do absolutismo. A consolidação de uma monarquia absolutista, centralizada, foi um elemento importante para o notável desenvolvimento econômico do país no século XVII. Para isso, os governos de Henrique XVIII e de sua filha Elizabeth I, foram decisivos, pois unificaram o país, dominaram a nobreza, afastaram a ingerência do poder papal, criaram a igreja nacional inglesa, confiscaram as terras da Igreja Católica e obtiveram êxito na disputa de domínios coloniais com os espanhóisElizabeth I demonstrou todo seu poder, quando mandou decapitar sua prima católica Mary Stuart, rainha deposta da Escócia, apoiada pelo papa e pelo rei FilipeII da Espanha. Em 1558, ao destruir a Invencível Armada enviada pelos espanhóis, contribuiu para o início da hegemonia inglesa na navegação e no comércio internacional com o estímulo para construção naval, resultando num grande avanço econômico, com destaques para indústria de tecidos de lã e para exploração das minas de carvãoA prosperidade econômica dinamizou a sociedade, onde a nobreza progressista, (gentry), visando ampliar suas áreas de pastagem, levou a aprovação dos cercamentos (enclousures), liberando mão de obra barata no campo, absorvida posteriormente nas cidades pelo processo de industrialização.Em 1572 é aprovada a a Lei dos Pobres, obrigando o pagamento de um imposto aos habitantes das comunidades para amparar a população mais pobre.
Aluno-Jefferson Marcos N-20
Inglaterra, 1554. O país está dividido entre católicos e protestantes. Mary Tudor (Kathy Burke) está no poder e é uma católica fervorosa, mas tem um tumor que a deixa com os dias contados. Sua meia-irmã, Elizabeth (Cate Blanchett), é uma protestante convicta e a primeira na linha de sucessão. Elizabeth é levada até a rainha, que tenta fazê-la prometer que o país seguirá o catolicismo. Mas, apesar de poder morrer, Elizabeth diz que será fiel à sua consciência. Já no leito de morte de Mary Tudor, o Duque de Norfolk (Christopher Eccleston) tenta fazer em vão com que a rainha assine a pena de morte de Elizabeth que, com a morte de Mary, é coroada rainha. Entretanto, Elizabeth herda um país falido, sem exército e com inimigos por todos os lados, até mesmo na sua própria corte, forçando-a a calcular cada passo para permanecer no poder. Inicialmente ela comete erros graves, mas gradativamente vai se firmando e, sempre aconselhada por Sir Francis Walsingham (Geoffrey Rush), ela planeja matar todos os seus inimigos para consolidar seu poderio.
Aluno: Wagner Henrique nº 50 - 2º Lealdade Turno Noite
Eu entendi que Elizabeth era uma pessoa que defendia o seu povo,ela destruiam todos que era contra ela e que queria destruir a Inglaterra.
Quando Elizabeth assumil o trono ela resolvel construir a igreja Anglicana.
Elizabeth era muito apaixonada por Sir walter, apesar que ela teve casos com uns trÊs.
Mirella dayne n; 33 lealdade
mirella_dayne@hoymail.com
O filme relata sobre a reforma protestante em 1554. O país tinha conflitos com outros países. Quando Elizabeth tomou posse do trono teve que tomar decisãoes pois a França pretendia atacar a Inglaterra juntamente com a Escórcia. Ela precisava se casar para obeter a paz entre os países e tambem ter um erdeiro para assumir seu reinado. Ela até se envolveu com alguns homens mas no final ela foi muito corajosa e assumiu a Inglaterra sozinha fez o papel de rainha e rei e assim fez da Inglaterra um país rico e poderoso.
Aluna: Rebeca Maiara Dos Santos n;37
rebeca_maiara@hotmail.com
Postagem da resenha...
Elizabeth foi um filme que relatava que na Inglaterra uma rainha teria sido envenenada e sua irmã havia tomado o seu posto. Elizabeth era protestante e na época estavam acontecendo conflitos entre protestantes e católicos chamados de guerra santa.
Na época as mulheres trajavam vestidos longos e decotados e os homens cobertos com um estilo de agasalho.
A rainha que como sua irmã era solteira teria que se casar, o casamento mais lucrativo (politicamente e economicamente) era com um francês pois o corpo dela pertencia a o sue povo,mas mesmo assim ela tinha um caso amoroso.
O clero era muito rigoroso com todos e quem pecasse era severamente castigado, nesses castigos eram usados técnicas de massacres como a queima na fogueira e etc...
Aluno: Anderson Rodrigues N° 6
Turno: Noite
Turma: Lealdade
Bom o filme Elizabeth mostra a briga entre as duas religiões,o catolicismo e o protestanismo,a disputa começa porque no ano de 1554 morreu a rainha da Inglaterra e a sua irmã,Elizabeth teve que assumir o trono pelo fato da rainha nao ter herdeiros o catolicismo era bem maior naquela época e não queria perder o posto pros protestantes eles nao aceitavam a nova rainha por ela ser protestantes por isso todos tinham um certo preconceito com ela.As musicas e as danças eram bem legais as mulheres usavam vestidos longos e decotados os cavalheiros mantos e botas e todos adoravam dançar inclusive Elizabeth que dançava sempre discretamente com o seu amado robert.Ela precisava se casar para ter pelo menos um herdeiro mas isso nao aconteceu ela nao se casou e nem teve filhos,ela queria se casar com o seu único e verdadeiro amor mas isso nao era possivel pois ele ja era casado tinha tambem um françês meio estranho digamos meio afeminado mais ela tambem nao se casou com ele intao ela decidiu seguir em frente com o seu povo(casou-se)com a Inglaterra dedicou seu tempo e sua vida a o seu país tornando a Inglaterra num império rico e poderoso,no começo ela era muito insegura em suas decisoes mais depois se tornou uma mulher sábia e segura nas suas decisoes.Elizabeth era uma mulher q nao media esforços para ajudar seu povo e esteve sempre disposta a resolver qualquer problema ela foi uma grande rainha governou por mais de 40 anos e essa época foi conhecida como a era dourada dizem q em seu leito de morte chamava pelo nome do homem q ela sempre amou e q nunca esqueceu.ela ficou conhecida como a rainha virgem.
michelly cristina nº32
michelly.tricolor@hotmail.com
Sem dúvida ela teve uma vida formidável, moldada pela sua inesgotável energia e capacidade de orbitar acima de um mundo implacavelmente machista.Subiu ao trono,para torna a mullher mais poderosa do mundo.Entre a Idade Média e a Moderna ocorre o processo de centralização do poder político, com o surgimento das monarquias nacionais, quando os reis começaram a concentrar o poder em suas mãos. Esse processo encontra três momentos bem marcados: uma fase feudal, onde os reis assumem um maior destaquE, transformando o poder de direito em poder de fato; uma fase morderna onde os monarcas criam suas próprias instituições, como exércitos uma fase consolidação onde a burocratização atinge seu apogeu, definindo o conceito moderno de Estado.
Na Inglaterra a rainha Elizabeth, representa o apogeu do absolutismo.
A monarquia foi um elemento importante para o notável desenvolvimento econômico do país no naquele século . Para isso, os governos, foram decisivos, pois unificaram o país, dominaram a nobreza, afastaram a ingerência do poder papal, criaram a igreja nacional , confiscaram as terras da Igreja Católica e obtiveram êxito na disputa de domínios coloniais com os espanhóis.
A econômica dinamizou a sociedade, onde a nobreza visa ampliar suas áreas de pastagem, levou a aprovação dos cercamentos liberando mão de obra barata no campo, absorvida posteriormente nas cidades pelo processo de industrialização. Os pequenos agricultores, camponeses com posse mas sem a propriedade legal da terra, passam a produzir para o mercado e os artesãos tiveram suas atividades regulamentadas.Até que é aprovada a a Lei dos Pobres, obrigando o pagamento de um imposto aos habitantes das comunidades para amparar a população mais pobre.
Neste filme pude percebe também que as mulheres e homens não usavam só um único fio mas sim mais, usavam brincos compridos de pérolas,mostra certas partes da época Barroca: Religião, as roupas(golas),e o cenário que representa também o amor.
heloisa cristina
isa+bc@yahoo.com
esse filme, mostrou-me o que foi a reforma protestante, acontecida XVI na Inglaterra, tendo como principal mentora Elizabeth que assumiu o trono após a morte de sua irmã MariaI.
o filme relata sobre o tribunal da santa enquisição , muito usado para torturar e matar aqueles que se opuseram a religião catolica, religião esta que foi imposta por MariaI.
a reforma protestante como disse atrás foi a transição do catolicismo para o protestionismo, antes e durante desse acontecimento foram realizadas grandes batalhas entre essas duas religiões.
Aluno : Ilmarque Francisco, N- 17
O filme me mostrou o reinado de Elizabeth, acontecido no seculo XVI na Inglaterra, nesse periodo ocorreram varios acontecimentos como:
*A hierarquia catolica imposta por Maria I.
*O tribunal da santa enquisição , em que torturavam e matavam os que se opuseram a religião catolica.
* Os conflitos travados entre o catolicismo e protestionismo, antes e depois do reinado de Maria I.
* Morte de Maria I
* A subida ao trono de Elizabeth
* A reforma protestante, tida como líder Elizabeth.
* O começo do reinado cheio de altos e baixos de Elizabeth.
Aluno: Sergio Francisco , N- 43
Eu achei que o filme me mostrou varios aspectos desse periodo cultural e físico como:
A musica renascentista: de ritmo dançante.
Religião: Os confrontos entre o catolicismo X protestionismo.O reinado de Elizabeth, que assumiu o trono após o obito de sua irmã a qual não havia herdeiros.
Nesse tempo podemos constatar que a religião nesta época é a maior fonte de poder politico e econômico, e todos os que se opuseram a religião imposta pela rainha foram açoitados e assassinados.
Aluna: André gustavo, N- 7
No contexto de transição para a Idade Moderna o reinado de Elizabeth I foi fundamental para desintegração do feudalismo, onde a frágil monarquia medieval evoluiu na direção de uma monarquia centralizada e forte, contribuindo para expansão do capitalismo.
A formação da Companhia das Índias Orientais dominou grande parte do tráfico de escravos africanos para a América.
Na Inglaterra em meados do século XVI, o governo da rainha Elizabeth, representa o apogeu do absolutismo. A consolidação de uma monarquia absolutista, centralizada, foi um elemento importante para o notável desenvolvimento econômico do país no século XVII. Para isso, os governos de Henrique XVIII e de sua filha Elizabeth I, foram decisivos, pois unificaram o país, dominaram a nobreza, afastaram a ingerência do poder papal, criaram a igreja nacional inglesa, confiscaram as terras da Igreja Católica e obtiveram êxito na disputa de domínios coloniais com os espanhóis.
Na passagem da Idade Média para Moderna ocorre o processo de centralização do poder político, com o surgimento das monarquias nacionais, quando os reis começaram a concentrar o poder em suas mãos.
O Renascimento foi muito importante também, porque foi a principal influencia dos pensadores Iluministas do século XVII.
O Renascimento nasceu na Itália, mais especificamente nas cidades que enriqueceram com o comércio no Mediterrâneo.
As principais características do Renascimento foram o Racionalismo, Experimentalismo, Individualismo e Antropocentrismo.
A Reforma Protestante foi um movimento religioso iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que através da publicação de 95 teses, [1] protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma do catolicismo.
O rompimento do rei Henrique VIII com a igreja católica,quando lhe foi recusado o divórcio de Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena,o parlamento aprova o ato de Supremacia tornando Henrique VIII chefe supremo da igreja da Inglaterra,surgia assim a Igreja Anglicana em1534
Aluno: Diogo de lima Bacelar N° 13
o filme analisa a Inglatera absolutista de Elizabeth,que subiu no trono e tornou-se a mulher mais poderosa do mundo.
A Inglaterra encontrava-se a beira do caos com a repressão do governo aos protestantes ela assume o comando do reino, iniciando o mais glorioso governo da Dinastia Tudor.
Para impedir que o país fosse destruído ela descidiu enfrentar todos seus inimigos externos e intenos,ela abdicou sua vida pessoal para cuidar do seu povo.
Maria luiza N:31
Mary_luiza@yahoo.com
Na Inglaterra a rainha Elizabeth, representa o apogeu do absolutismo.
A monarquia foi um elemento importante para o notável desenvolvimento econômico do país no naquele século . Para isso, os governos, foram decisivos, pois unificaram o país, dominaram a nobreza, afastaram a ingerência do poder papal, criaram a igreja nacional , confiscaram as terras da Igreja Católica e obtiveram êxito na disputa de domínios coloniais com os espanhóis.
A econômica dinamizou a sociedade, onde a nobreza visa ampliar suas áreas de pastagem, levou a aprovação dos cercamentos liberando mão de obra barata no campo, absorvida posteriormente nas cidades pelo processo de industrialização.
Sem dúvida ela teve uma vida formidável, moldada pela sua inesgotável energia e capacidade de orbitar acima de um mundo implacavelmente machista.Subiu ao trono,para torna a mullher mais poderosa do mundo.Entre a Idade Média e a Moderna ocorre o processo de centralização do poder político, com o surgimento das monarquias nacionais, quando os reis começaram a concentrar o poder em suas mãos.
Aluno: Leonardo assis N° 26
O filme retrata um pouco da história de Elizabeth rainha da Inglaterra, o filme mostrou tudo que aconteceu durante o reinado de Elizabeth na Inglaterra no século XVI.
Elizabeth é retratada como uma semi-deusa e lutou muito para conseguir e vencer os que a rodeavam em meio a tanta ambição, machismo e traições. Além de falar da rainha o filme mostra tambem algumas coisas que muitas pessoas não conhecia como por exemplo: Estilo de danças que sem duvida nenhuma, é muito diferente dos dias de hoje, estilos de roupas e assesorios como o brinco que ate hoje é uma peça de beleza de muita gente.
Tambem mostrou o tão temido tribunal de santa inquisição que era onde os protestantes eram massacrados.
O filme conseguiu a façanha de ser simbólica e subjetiva e tornar a rainha uma mulher inesquecível...
Anderson Macêdo Barbosa N. 05
Lealdade.
tandy_anderson@yahoo.com.br
No contexto de transição para a Idade Moderna o reinado de Elizabeth I foi fundamental para desintegração do feudalismo, onde a frágil monarquia medieval evoluiu na direção de uma monarquia centralizada e forte, contribuindo para expansão do capitalismo.
A formação da Companhia das Índias Orientais dominou grande parte do tráfico de escravos africanos para a América.
Na Inglaterra em meados do século XVI, o governo da rainha Elizabeth, representa o apogeu do absolutismo.
O Renascimento foi muito importante também, porque foi a principal influencia dos pensadores Iluministas do século XVII.
A Reforma Protestante foi um movimento religioso iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que através da publicação de 95 teses, [1] protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma do catolicismo.
O rompimento do rei Henrique VIII com a igreja católica,quando lhe foi recusado o divórcio de Catarina de Aragão para se casar com Ana Bolena,o parlamento aprova o ato de Supremacia tornando Henrique VIII chefe supremo da igreja da Inglaterra,surgia assim a Igreja Anglicana em 1534
Aluno: Ewerton henrique N° 14
O filme Elizabeth fala sobre a reforma protestante que ocorreu no ano de 1554 quando a rainha da Inglaterra morreu e Elizabeth assumiu o trono, quando Elizabeth assumiu o poder percebeu que o seu povo estava dividido entre catóicos e protestantes mas, não era só isso que cercava a Inglaterra. A França pretendia atacar a Inglaterra com a ajuda da Escócia mas para isso não acontecer Elizabeth teria que casar com um Francês e com isso se findaria os conflitos entre a Inglaterra e a França.
Elizabeth parecia estar forte e preparada para tudo mas se deixou levar pelo que sentia por Sir Walter, mas depois de alguns acontecimentos ela caiu em si, e se dedicou a sua nação, ela marcou história por ter assumido exelentimente o trono e ter dado a volta por cima tornando a Inglaterra um pais poderoso mundialmente ela naum teve filhos mais ficou muito poderosa e reinou por décadas a chamada potência mundial Inglaterra.
Luanny Daianne n°27
lu-anny-gata@hotmail.com
A rainha Elizabeth ela era protestante ai ela não podia asumir o trono. Mais depois de tanto ela falar q ia ser catolica e conversar com os bispos e padres ela foi aceita. Pois a rainha tinha que ter um filho para assumir o trono dela...
Aluna: Marcia Candida N° 30
Postar um comentário