Rot@s do Patrimônio Pernambucano

Banner da Rot@ Patrimonial confeccionado com as fotos tiradas na visita realizada no mês de Janeiro de 2009 pela profª Lucy Lima.

Rot@ Patrimonial - Igarassu, Itamaracá (Vila Velha & Forte Orange)

Dia 27 de Março de 2009 (sexta-feira) - Saída: Escola Custódio Pessoa - Hora: 7:00 hs.


Informações:

Apresentação do Projeto Rot@ Patrimonial Igarassu & Itamaracá para o 2º ano Igualdade - manhã.


Quantos 'Dias, horas, minutos e segundos' faltam para nossa aula de campo?



E aí galera!!!!


Esse ano saí a nossa aula de campo sobre Patrimônio (Histórico & Arqueológico). Mas tenho uma novidade, teremos uma palestra sobre Patrimônio um dia antes da aula de campo 27 de Março (quinta-feira) às 16 hs na Sala de Vídeo da Escola Custódio Pessoa. O objetivo é passar de antemão informações e deixá-los inteirados do roteiro.

O percurso foi realizado no mês de janeiro para termos uma noção do estado físico que se encontra nosso patrimônio e diante do que foi visto será necessário uma discussão antes e depois da visita ao local.

A palestra além de abordar sobre conceitos básicos do que é patrimônio histórico (material e imaterial), vocês poderão ter acesso as imagens e discutir a melhor forma de registrar o que vão ver.

Crachá da Rot@ Patrimonial

Todos os alunos receberão no dia o kit da rot@ onde obrigatoriamente vão ter que usar o crachá de identificação.

Breve Histórico da região:

Sítio Histórico de Igarassu

O município de Igarassu está localizado a aproximadamente 30 km de Recife, no litoral norte da região metropolitana do Estado de Pernambuco. Um dos seus principais atrativos, além das suas belas praias de areia fina e águas tranquilas, é seu Sítio Histórico, considerado um dos Patrimônios Civis e religiosos mais importantes do país, onde destacam a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, uma das mais antigas do Brasil, e o Convento de Santo Antônio, onde está o Museu Pinacoteca de Igarassu.

Quando originou-se, até o século XVI, o município de Igarassu foi habitado pelos índios Caetés, onde sua principal atividade era a pesca e a agricultura.No ano de 1535 todo o território foi conquistado pelos portugueses e Duarte Coelho é proclamado Governador da Capitania de Pernambuco.Dois anos mais tarde, em 1537, funda-se a Vila de Igarassu, primeiro povoado do Brasil, e adota-se a localidade de autonomia política, administrativa e econômica. No final deste século cria-se a freguesia dos Santos Cosme e Damião.Os anos posteriores caracterizaram-se pelo auge e crescimento do povoado, foram construídos os monumentos mais importantes espalhadas por seu Sítio Histórico, até o ano de 1632 quando a foi atacado e saqueado pelos holandeses.No ano de 1893 constituiu-se como município independente e dois anos mais tarde, em 1895, a Vila é elevada a categoria de Cidade.Atualmente a principal fonte de ingressos do município de Igarassu é o turismo.Suas belas praias de areia fina e águas tranquilas, seu rico patrimônio arquitetônico localizado em boa parte em seu Sítio Histórico, seu agradável clima e sua saborosa gastronomia, são o maior pedido para os milhares de turistas que visitam o município no decorrer de todo o ano.

O Sítio Histórico de Igarassu, também conhecido como Sítio dos Marcos, tem uma área de aproximadamente meio quilômetro quadrado e está localizado no alto da colina conhecida como Outeiro dos Santos Cosme e Damião. É um dos conjuntos arquitetônicos civil e religioso mais antigos e mais bem conservado do Estado de Pernambuco, lugar onde encontram-se os monumentos mais importantes da cidade. Merece destaque a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, Igreja católica mais antiga do Brasil.


A Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião foi construída mediante ordem do Capitão Afonso Gonçalves no ano de 1535 e é a Igreja católica mais antiga de todo o país. Está localizada no Largo dos Santos Cosme e Damião, Sítio Histórico de Igarassu, e está dedicada aos padroeiros da cidade. Todos os anos no dia 27 de setembro realiza-se nas suas imediações uma popular romaria, considerada uma das festas populares mais antigas e tradicionais do Brasil, conhecida como Festa dos Padroeiros. No ano de 1951 foi declarada Patrimônio Histórico Artístico Nacional.


O Convento do Sagrado Coração de Jesus está localizado no Sítio Histórico de Igarassu, Largo dos Santos Cosme e Damião, perto da Igreja Matriz. É um convento de estilo barroco que destaca pelas cinco belas janelas do andar superior de sua Igreja, cujo interior encontram-se guardadas quatro belas imagens de tamanho natural.

O Museu Histórico de Igarassu está localizado no interior de três belas casas do século XIX situadas no Largo dos Santos Cosme e Damião, entre a Igreja Matriz e a Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Foi fundado no ano de 1954 e no seu interior se expõem várias coleções de restos arqueológicos, arte sacra, móveis, selos e documentos, entre outras coisas, que nos ensinam um pouco da história deste município.

A Casa de Câmara e Cadeia de Igarassu foi construída a meados do século XVIII e foi a de maiores dimensões até a construção no século XIX da Casa de Detenção do Recife. Está localizada no Sítio Histórico, Outeiro do Largo dos Santos Cosme e Damião.

Marco de Pedra é um monumento situado em frente do pátio da Casa de Câmera e Cadeia. Está formado por uma estrutura quadrangular sobre a qual está situada uma coluna cilíndrica decorada com um escudo. Era o ponto que delimitava nas suas origens as capitanias de Pernambuco e Itamaracá.

O Convento de Santo Antônio foi construído a finais do século XVI, Terceiro convento construído no Brasil pelos padres franciscanos. Situado à Rua Marechal Hermes da Fonseca, em estilo barroco que no século XVII foi ampliado e transformado na Escola de Noviços e mais tarde no ano de 1848, durante a Revolução Praieira, foi utilizado como quartel-general pelas tropas revolucionárias. Destaca-se a cúpula de sua Igreja e sua sacristia decorada com belos azulejos. Atualmente é a sede do Museu Pinacoteca de Igarassu.

Olhem só o que vocês vão ter o prazer de visitar!!!!!!!!

Galera, observem a vista do Museu Pinacoteca do Convento de Santo Antônio, LINDO!!!!


O Museu Pinacoteca de Igarassu está localizado na Rua Barbosa Lima, no Convento de Santo Antônio. Foi inaugurado no ano de 1957 e no seu interior está uma das mais importantes coleções da América Latina, composta de 24 quadros e painéis dos séculos XVII e XVIII, destacando os que pertencem à Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, que nos mostram os momentos históricos mais importantes do Estado de Pernambuco.

Itamaracá

Itamaracá é uma palavra indígena que significa 'Pedra que canta' a ilha de Itamaracá é famosa pelo seu título de 'Capital de Ciranda', localiza-se ao norte do Estado de Pernambuco. A origem da cidade remonta-se ao ano de 1508 quando pertencia ao município de Igarassu.No ano de 1631, século XVII, toda a ilha foi conquistada pelos holandeses que iniciaram sua conquista na praia do Forte Orange construindo o conhecido Forte Orange, um dos monumentos mais importantes e visitados da Ilha de Itamaracá.No ano de 1763 a Ilha de Itamaracá foi adquirida para a coroa portuguesa por D. João V e a sua sede municipal localizava-se em Pilar, declarada Vila no ano de 1831. Anos mais tarde, em 1866, fundou-se o distrito.Já no século XX, ano 1958, fundou-se o atual município desvinculando-se do município de Igarassu. No ano de 1962 a sede do município da Ilha de Itamaracá, Pilar, foi elevada a categoria de Cidade e anos mais tarde em 1968 foi premiada pela empresa de turismo de Pernambuco, EMPETUR, com o título de Município de Interesse Turístico do Estado de Pernambuco.

Vila Velha

Vila Velha é uma das cidades turísticas mais visitadas do município de Itamaracá, lugar onde encontram-se algumas das Igrejas mais importantes de toda a ilha, entre as quais merece destacar a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e as ruínas da Igreja do Rosário dos Pretos.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição está localizada na cidade de Vila Velha, ao sul da Ilha de Itamaracá, próxima a um belo mirante natural. Foi construída no final do século XIX, sobre os restos de um forte construído pelos franceses durante sua ocupação no século XVI. Sua arquitetura combina os estilos barroco e renascentista e em seu interior, situada no seu altar principal está a imagem portuguesa de Nossa Senhora da Conceição, doada por Dona Maria I 'A Louca'.

As ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos está localizada na Rua João Paulo II, formando parte do conjunto histórico da cidade de Vila Velha. Sua origem é anterior ao século XVII e em suas imediações está situado o cemitério da cidade, construído no ano de 1917. Atualmente encontra-se em estado de ruínas conservando parte dos muros e do frontal, as paredes de seu altar principal possui maravilhosas vistas da desembocadura sul do Canal de Santa Cruz e da ilha conhecida como Coroa do Avião.
Forte Orange

O Forte Orange é um dos monumentos mais importantes e visitados da Ilha de Itamaracá. Foi construído pelos holandeses no ano de 1631, depois de sua invasão e está localizado às margens do Oceano Atlântico na entrada sul do Canal de Santa Cruz, em um dos lados da praia do Forte Orange. No final do século XVII foi ocupado pelos portugueses e era conhecido como Fortaleza de Santa Cruz. Na sua entrada destaca sua capela e o Museu da Fundação que leva seu nome.

O Museu da Fundação Forte Orange está instalado dentro das dependências do Forte que da o mesmo nome a fundação. Neste museu encontramos numerosas coleções, merecendo especial destaque as dedicadas a construção e história da fortaleza. Foi inaugurado no ano de 1994.

Forte Orange O Forte Orange é um dos monumentos mais importantes e visitados da Ilha de Itamaracá. Foi construído pelos holandeses no ano de 1631, depois de sua invasão e está localizado às margens do Oceano Atlântico na entrada sul do Canal de Santa Cruz, em um dos lados da praia do Forte Orange. No final do século XVII foi ocupado pelos portugueses e era conhecido como Fortaleza de Santa Cruz. Na sua entrada destaca sua capela e o Museu da Fundação que leva seu nome.

Museu da Fundação Forte Orange O Museu da Fundação Forte Orange está instalado dentro das dependências do Forte que da o mesmo nome a fundação. Neste museu encontramos numerosas coleções, merecendo especial destaque as dedicadas a construção e história da fortaleza. Foi inaugurado no ano de 1994.

QuEr DebAteR SobRE a auLa de CamPo? PaRticiPE do FóRUm EscoLa ViRtu@L

É só clicar na imagem ou Aqui --> http://rotapatrimonial.forumeiros.com/seu-primeiro-forum-f1/rot-patrimonial-igarassu-itamaraca-vila-velha-forte-orange-t2.htm#2

Dêem uma vistoria na postagem anterior da rot@ aqui mesmo no Blog de Históri@:


Ps.: Fiquem de OLHO' pois temos apenas 40 vagas!!!!

Com Carinho,
Profª Lucy Lima.

5 comentários:

Anônimo disse...

oii profª gostaria d saber sii uma pessoa q naum seja do 2° ano da manhã pode fazer essa aula de campo!?!

Anônimo disse...

eita mii esqueci de assinar..
esse comentario foi escrito por...
Marylane gomes
2° honestidade

Anônimo disse...

eitaaahhh errei profª, ano passado eu era 2° honestidade agora eu sou 3° honestidade!kkk/!

Portal de Históri@ - PH disse...

Oi Marylane!

Claro que podes participar da Rota e também informar aos outros alunos da sua turma que desejam participar da aula de campo. Fale com o aluno Danilo do 2º Igualdade (manhã).

Beijos!

Anônimo disse...

Yes exactly, in some moments I can phrase that I approve of with you, but you may be making allowance for other options.
to the article there is stationary a definitely as you did in the fall efflux of this demand www.google.com/ie?as_q=raxco perfectdisk 2008 build43 pro ?
I noticed the phrase you have not used. Or you profit by the dreary methods of inspiriting of the resource. I suffer with a week and do necheg