Expedições Educ@rTecnologias: Trilha Engenho Amparo & Trilha dos Holandeses




 Foto: Prof ª Luci Lima


O Projeto Expedições Educ@rTecnologias, tem como objetivo aguçar a curiosidade aguçar e motivar a busca pelo conhecimento do Patrimônio Histórico material e imaterial nos alunos participantes.

Através de um trabalho de interdisciplinaridade, promover os conhecimentos que podem ser explorados em uma aula de campo orientada por profissionais qualificados.
Além de estimular o conhecimento intelectual , esse tipo de atividade exige um grande esforço físico ,  esse modelo de projeto exige um trabalho físico grande, dessa forma teremos para  a trilha dos Engenho Amparo & Trilha Holandeses, o acompanhamento do profissional de ed. Física para uma vistoria mais adequada durante o percurso da Expedição.

Enfim, o conhecimento encontra-se ao nosso lado e a simples falta de atenção acarreta o desperdício de dados importantes que estão em nosso entorno.

Sejam Bem-Vindos
ao Projeto Expedições Educ@rTecnologias!

Dia 19 de Dezembro de 2009
Saída: 07 hs
Local: Escola Custódio Pessoa

Trilha do Engenho Amparo - Manhã


Chegada no ponto de partida para Trilha do Engenho Amparo: 08 hs
Lanche e descanso: 11:30 hs na Lagoa Azul ------>


<----- Vista de um tacho de cobre sem Engenho Amparo




Trilha dos Holandeses - Tarde


Vila Velha ou Nossa Senhora da Conceição: 13 hs - Breve histórico da área, visita rápida a Igreja Nossa Senhora da Conceição ea Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Negros;

<------ Ponte dos Holandeses: 14hs
Trilha dos Holandeses: 14:30 --------->

Forte Orange: 16 hs
Forte Orange Saída: 17 hs



Chegada: 18 hs 
Local: Escola Custódio Pessoa


Professores Organizadores:
Ana Walquíria Souza (Tradução);

Jaqueline (Matemática);

Júnior (História e Geografia);

Lucileide Lima (História).



Professores Colaboradores:

Cacilene (Ed. Física)

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Histórico da Região

A Ilha de Itamaracá É uma ilha no litoral do Estado de Pernambuco, É uma área separada do continente pelo Canal de Santa Cruz. A expressão "deriva da Itamaracá" Língua tupi, Com o significado de "pedra que canta" ou "pedra sonante. Segundo dados etnográficos os grupos que habitavam a ilha no período da colonização eram os Tabajara que se estendiam até o litoral do atual Território Paraibano.


Dados sobre as primeiras ocupações portuguesas antes mesmo da chegada de Colombo. Obtidos "Dados do IBGE"


Registros "Segundo o IBGE faz, o tribunal francês de Bayone cita uma ocupação da ilha por portugueses já em 1491 OS em processo sobre os crimes do Navio La Pélerino. Os primeiros habitantes seriam náufragos, havendo também registros sobre a passagem dos portugueses João Coelho da Porta da Cruz e Duarte Pacheco Pereira, em 1493 e 1498 respectivamente, ".

"Segundo o 1 º Processo Judicial, quando se discutia não Bayone Tribunal, na França, os crimes do Navio Lá Pélerino, antes nove anos do Descobrimento do Brasil (1491), portugueses moraram" na Ilha de Itamaracá e possuíam casas de alvenaria ". Em 1526, oito antes da chegada de donatário da Capitania de Pernambuco - Duarte Coelho Pereira - padre Francisco Garcia celebrava missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, não hoje, local conhecido por "Vila Velha" à margem esquerda do Canal de Santa Cruz. Em 1630 existia em Vila Velha de mais 100 habitações e uma Casa de Misericórdia, porém Vila Velha foi construída oficialmente no sítio de um Fortim no ano de 1534, pelo capitão João Gonçalves. Em 1540, a Feitoria de Itamaracá foi elevada à categoria de Vila pelo capitão-governador João Gonçalves, e passou um ser sede da Capitania de Itamaracá. Dom João V em 1763 comprou uma Coroa Portuguesa para todo o Território da Ilha, por 4 000
cruzados ".
Dados retirados da página:http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/pernambuco/ilhadeitamaraca.pdf


Em 1526 já havia uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, de responsabilidade do padre Francisco Garcia, na Vila Velha, localizada à margem esquerda do Canal de Santa Cruz.

Itamaracá foi a área onde se instalou a primeira feitoria BRASILEIRO NO Território. A Feitoria era localizada na área onde hoje é Vila Velha, antes conhecida como Vila de Nossa Senhora da Conceição.

A instalação de uma feitoria remete uma importância econômica da região Relação com a Presença do pau-brasil, que se encontrava em grande quantidade.

"A então chamada Vila de N. Sra. da Conceição tinha muitos aspectos que atraíram o interesse desses europeus pela Ilha durante os dois primeiros séculos após o descobrimento: ... Primeiro, era um dos lotes mais próximos da Europa, dispondo de mata com abundância de pau-brasil, uma grande diversidade de recursos muito disputados pelo mercado europeu, e não compreendia terras litoral, rios navegáveis para Embarcações da época, áreas de manguezais, além de colinas e de várzeas que prestavam se para uma criação de gado e à cultura da cana-de-açúcar.(ANDRADE, 1999, pág. 53) "




No século XIX, a Ilha de Itamaracá contava com uma Matriz, com mais de 16 Filiais igrejas, e cerca de 6 engenhos de açúcar, entre eles Amparo, São João, Macaxeira, Paraíso, Cumati e Queimadas. Os engenhos de São João e Macaxeira foram desapropriados e transformados em 1940, 2 estaduais Penitenciárias, uma Penitenciárias Barreto Campelo ea Agroindustrial São João. Os outros engenhos encontram-se em ruínas. Por meio desses dados observamos o potencial dessa área.



Engenho São João











<------ Casa do Conselheiro João Alfredo



                                                                 Casa do Conselheiro João Alfredo atualmente 

HISTÓRICO

Uma das notícias mais antigas que se tem do Engenho São João na Ilha de
Itamaracá, os dados do século XVII, quando em crônicas antigas consideravamse
de "meio espelho", ou seja, um engenho de tamanho médio.
Entre 22 engenhos já implantados ao longo das margens dos rios da Ilha
desde os inícios do século XVI, o Engenho São João foi o primeiro um
Fez JAF, por volta de 1860, m
aquinário a vapor de origem inglesa, que

fazer referência local no Brasil. Passou um ser considerado Engenho Central,
marco da modernização da Indústria Açucareira das, precursor de usinas
Açúcar nenhum estado de Pernambuco.
Na casa grande do Engenho São João, em 12 de dezembro de 1835, nasceu

O célebre Conselheiro João Alfredo, Abolicionista político destacado
Pernambucano, grande estadista brasileiro do Segundo Reinado, que Atuou
Como ministro do Império no Gabinete Rio Branco, onde foi promulgada uma
Lei do Ventre Livre em 1871. Como presidente do Gabinete de 10 de
Março, promulgou ao lodo da Princesa Isabel, s Lei Áurea, em 13 de maio
de 1888, extinguindo a escravidão no Brasil.
 

Em 1938, como Terras do Engenho São João e todas as suas benfeitorias,
Mecanismos, matas e logradouros, foram adquiridas pelo Estado de
Pernambuco. Logo depois, foi instalada sem local uma Colônia Agrícola de
Itamaracá, Um Novo Sistema Penitenciário em Pernambuco, em regime
semi-aberto. As terras passaram a para ser utilizada em atividades agropastoris Colônia desta.
 

Entre os anos 50 e 60 do século XX, uma grande casa foi utilizada como


Residência da Diretoria da Casa da Penitenciaria. Foram construidas várias
edificações como: uma padaria, uma casa de farinha, ema Serraria, uma
Oficina Eletro-Mecânica. Quase tudo o que se consumia, era ali produzido.
Interessante ressaltar que uma moita di Engenho ainda produzia açúcar PR
volta de 1980.


DESCRIÇÃO
 

Do conjunto arquitetônico do Engenho São João existe apenas uma casa
Grande e uma moita. A primeira, bastante descaracterizada, guarda ainda
Traços e proporções típicas de residência de senhor de engenho.
Apresentam na fachada principal, de maneira peculiar, dois frontões
triangulares, e uma escadaria em pedra monumental. A também moita
Sofreu descaracterização de forma a se adaptar às novas tecnologias e
Processos de moer cana, relativas à época em eu o engenho Sofreu um
processo de modernização e passou a funcionar como Engenho Central.
No início do século XX, uma capela Sob a Invocação de São João foi
Inteiramente demolida, e na segunda metade do mesmo século ainda
Existiam ruínas da Casa de Farinha. Quanto à senzala, nenhum vestígio de
sua Existência foi encontrado.
O conjunto arquitetônico de interesse histórico encontra-se bastante
desfalcado e alterado, com sensível perda de elementos remanescentes.
 

AÇÕES DA FUNDARPE
 

Em 1983, o Governo do Estado de Pernambuco tombou a casa grande do
Engenho São João como Patrimônio Histórico Estadual, Reconhecido pela
bem patrimonial comunidade como um ser preservado.
Atualmente está em desenvolvimento o Projeto de Revitalização do
Engenho, Tendo sido concluída a primeira etapa em março de 2008, com uma
Recuperação de paredes e teto faz da Moita ea estabilização da Casa Grande.
Este Projeto de Revitalização Deverá estruturar as bases para uma Implantação
do Centro de Referência Cultural e Ecológica do Engenho São João, que
reintegração pretende-lo ao cotidiano da Ilha e aos roteiros turísticos,
Preservando os marcos históricos culturais, como os hábitos, fazeres e
Práticas Agrícolas, gastronômicas, artesanais, Consagrados e personagens
seus cenários.
Dentre as ações PREVISTAS para o Centro de Referência cultual, destacam-se
das Penitenciárias uma retirada, uma criação do Espaço de Memória do
Conselheiro João Alfredo, na Casa Grande, e do Museu Vivo do Açúcar, na
Moita, além da instalação de restaurante-escola e salas para oficinas
culturais.
Precursor de várias iniciativas sócio-econômicas como instalação dos
João primeiros engenhos na Capitania de Itamaracá, Berço do Abolicionista
Alfredo, Engenho Central, Penitenciária / Colônia Agrícola, o Engenho São
João está definitivamente ligado à história de Pernambuco e também do
Brasil.



ENGENHO AMPARO
Proprietário: Jorge Xavier de Morais Filho




A cana-de-açúcar foi trazida para o Brasil pelos portugueses ainda no século XVI. Devido à grande extensão territorial da colônia e suas características naturais propícias para o desenvolvimento da lavoura da cana, logo os colonizadores se empenharam nenhuma destas fábricas Estabelecimento '. Segundo Andrade (2007, p. 15), os primeiros engenhos do Brasil foram instalados em Itamaracá, quando esta era ainda uma feitoria, na segunda década de colonização

Henry Koster não conteve a surpresa de encontrar nenhum Engenho Amparo, e por toda uma Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itamaracá, ambientes finos e Agradáveis, "Conversações equilibradas e joviais (...)



Hoje, o Engenho Amparo conserva uma capela, a senzala ea Moita, Tendo sido uma grande casa demolida ou fortemente reformada. A Capela, de aletas do século XVIII, é obra característica dos engenhos litorâneos do Nordeste, no período, conservando-se íntegra com sua galeria, coro e Torre Sineira. A moita, ou Fábrica de Açúcar, tem grande interesse histórico e arquitetônico, por ser um exemplar de bangue de principio do século XVIII (cerca de 1747).

A Capela, que se compõe de nave, altar principal e laterais, coro de torre, ainda mantém uma dignidade eo valor nenhum monumento histórico, apesar de alguns descaracterizações na coberta e do péssimo estado de conservação em que se encontra.

A Moita é o elemento de maior significação em todo o conjunto, por encontrar-se em seu estado primitivo Manter por e, em um dos seus ambientes, todo o equipamento e estrutura utilizados no preparo do açúcar e da aguardente, ainda em seu estado de conservação.


Trilha dos Holandeses


Em conseqüência da concentração de engenhos de açúcar, DA SUA POSIÇÃO estratégica, a Ilha de Itamaracá tornou-se uma Território cobiçado, e no período da ocupação holandesa na capitania de Pernambuco, uma região foi uma das que foi ocupada pelos Neerlandeses.

Temos desse período vestígios ainda visíveis como as ruínas dos holandeses da Ponte, atualmente foi construida uma ponte de madeira por cima da antiga ruína que possibilita um acesso mais rápido de Vila Velha ao Forte Orange. Até hoje a usuflui comunidade do Caminho para cortar caminho e turistas aproveitam o potência trilhas histórico para realizar.


"O Sítio se embebe como uma esponja dessa onda que reflui das recordações e de dilata ... [lugar] o não conta o seu passado, [ele] como Contém o como linhas da mão ..." (CALVINO, 1990, p.14 - 15).

INFORMAÇÕES: llucileide@hotmail.com / Orkut Portal de História / Cel. 86442697 - Falar com um Prof ª Luci Lima (História)

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Apoio:  Profº Ivanilton Júnior & Deputado Estadual Isaltino Nascimento



Agradecimento ao Especial Prof º Ivanilton Júnior que ao lado do Deputado Estadual Isaltino Nascimento, Mais uma vez contribuiu com um ônibus de qualidade para a Realização de um projeto voltado uma valorização da nossa educação.

2 comentários:

Anônimo disse...

I want to quote your post in my blog. It can?
And you et an account on Twitter?

Unknown disse...

Muito legal sabe que na minha cidade temos um turismo mas não podemos explorar