Campo dos Elísios

Elísio ou Campos Elísios, um paraíso pré-Helênico, uma terra de paz perfeita e felicidade. Na história de Homero, Elísio era uma terra na extremidade do mundo (pois acreditavam que a terra era plana) para onde grandes heróis eram carregados, de corpo e alma, e transformados em imortais. Aí estavam livres para exercerem suas atividades favoritas, livres de preocupações e doenças. Entretanto, Elísio logo veio a ser considerada como a morada abençoada dos mortos, onde as almas de heróis mortos, poetas, sacerdotes e outros homens bons e íntegros viviam em felicidade perfeita, cercados por grama, árvores e ventos suaves, envolvidos por uma perpétua luz rosa. Na mitologia romana, Elísio era uma parte do mundo subterrâneo e um lugar de recompensas para o morto virtuoso. Para alguns, era apenas um paraíso temporário. Ao redor de suas campinas verdes e macias fluía o Letes, rio do perdão, do qual todas as almas retornando à vida no mundo superior tinham de beber.


Entretenimento
O Circo Máximo
O Circo Máximo era a melhor e maior pista de corrida de Roma. O oval Circo Máximo foi construído em um longo vale que se estendia entre as colinas romanas de Aventine e Palatine. No começo, os espectadores sentavam-se nas colinas para observar as corridas. Depois, um estádio de madeira e posteriormente de pedra foram construídos. O estádio de pedra possuía portas de entradas em um dos extremos da pista, com um arco no final, uma barreira central e uma arquibancada para 250.000 espectadores.
Havia quatro principais equipes de corridas: vermelha, branca, azul e verde. As carruagens, que eram puxadas por dois ou quatro cavalos, eram frágeis e construídas em madeira. Era necessária muita habilidade para equilibrá-las durante as sete voltas completas. Os vencedores eram premiados com uma rama de palma e coroa de laurel, além de ganharem fama e fortuna. A maioria dos competidores era composta inicialmente por escravos, os melhores ganhavam dinheiro para comprar a liberdade.

Nenhum comentário: