Educ@rTecnologias Formação de Professores



Formação de Professores de Bom Conselho PE





Educação + Artes + Tecnologias

Programação
29 de março de 2010
Manhã
·         Apresentação
Música -> Bom pra você/Zélia Duncan/Composição: Christiaan Oyens e Zélia Duncan

·         Divisão da sala em tribos:

1.    Amanara (dia de chuva)
Símbolo -> pau de chuva
Atividade: Elaborar uma lenda explicando a importância do pau de chuva  para a tribo.
Observação: No território tribo Amanara a terra é boa para plantar  batata-doce.

2.    Darueira (guardião da sabedoria)
Simbolo -> arco e flecha
Atividade: Fazer uma letra de música que fale da importância do arco e flecha para a tribo darueira. Eles cantam no ritual da lua cheia.
Observação: No território da tribo darueira a terra  é boa para plantar inhame.

3.    Aracê (amanhecer)
Símbolo -> Borduna
Atividade: Criar um deus  e  elaborar uma história  explicando a importância dele para a  tribo  aracê.
Observação: No território da tribo aracê a terra é boa para plantar mandioca.
1.    Airumã (estrela d’alva)
Símbolo -> Maracá
Atividade: Criar um ritual de passagem para (meninos e meninas) da tribo, onde o ritual  tenha importância para a preservação  da cultura e  do meio ambiente.
Observação: No território da tribo airumã a terra é boa para plantar inhame.

Construção de Conceito -> História e Geografia
fundo_branco.jpgRecomendo os curtas-metragens:
O Coral das lavadeiras
Cemitério da memória: fragmentos da vida cotidiana
Viagem à Lua
Oficina: Escavação arqueológica – utilizando conhecimentos de história e geografia.
Almoço
Tarde

·         Um novo olhar com novas metodologias -> História e Geografia
Recomendo:
Filme Escritores da liberdade
Curta-metragem Ilha das flores
Música Fábrica de Legião Urbana

·         Trabalhando com HQs
Oficina 1: Construção de história em quadrinhos (cada tribo vai produzir uma história em quadrinhos utilizando as informações da  atividade  anterior.
Oficina: Reconhecer minha história e meu espaço
Trabalhando com fotos antigas da cidade de Bom Conselho em anexo.
HQs na Sala de aula: Uma ótima opção para história e geografia

A contrário do que muitos pensam, não existem histórias em quadrinhos apenas infantis. Compreender os tipos de HQs e seus gêneros é essencial para a boa utilização desse recurso na sala de aula. Lembre-se: escolha os gibis de acordo com o público-alvo.
Para aulas de História e Geografia - Alguns dos melhores desenhistas de quadrinhos da atualidade são brasileiros. É o caso de Marcelo Campos, Deodato Filho, Bené Nascimento, entre outros. Mas, como o mercado norte-americano tem preconceito com relação aos artistas latino-americanos, a maioria deles mudou de nome. Assim, Marcelo Campos virou Marc Campos, Deodato Filho virou Mike Deodato Jr, Bené Nascimento virou Joe Bennett. O mais paradoxal é que muitos brasileiros que lêem histórias de seus personagens prediletos (Deodato desenha o Hulk, Bené ilustra Elektra, mas já foi o responsável pelo Homem-Aranha) não sabe que está lendo uma história feita por brasileiros. É possível discutir essa situação em aulas de história ou geografia. Uma sugestão seria comprar revistas feitas por esses artistas, dar para a turma ler e, a partir da percepção de que são brasileiros com nomes americanizados, discutir temas como identidade cultural, preconceito cultural, a relação entre os países ricos e países pobres, imperialismo e outros. Também é possível discutir porque esses artistas só conseguem publicar nas grandes editoras nacionais depois de terem seu trabalho publicado nos EUA.
Slide
Trabalhando com quadrinhos na sala e aula
Artigo
A história em quadrinhos como prática pedagógica no ensino
de Geografia.

Graziela Bergonsi Tussi2
Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins3


fundo_branco.jpg



O ensino de História Medieval pelos quadrinhos1
Johnni Langer
Pós-Doutor em História pela USP
Professor adjunto em História Medieval na UFMA
e-mail: johnnilanger@yahoo.com.br


fundo_branco.jpgProgramação

30 de março de 2010 


Projetos

Manhã

Apresentação de projetos voltados para história e geografia da Rede de weblogs.com Educartecnologias

Portal de História@

Portal de Geografi@


Propostas de atividades para o próximo encontro:

1.    Amanara (dia de chuva)
Símbolo -> pau de chuva
Produzir em conjunto com os alunos um curta-metragem baseado na história de Bom Conselho

2.    Darueira (guardião da sabedoria)
Simbolo -> arco e flecha
Produzir em conjunto com os alunos um acervo fotográfico de Bom Conselho

3.    Aracê (amanhecer)
Símbolo -> Borduna
Produzir em conjunto com os alunos uma rota patrimonial de Bom Conselho

4.    Airumã (estrela d’alva)
Símbolo -> Maracá
Produzir em conjunto com os alunos um weblog destinado a postar a história de Bom Jardim
 
Tarde

Uma aula de campo onde as tribos irão apresentar a mediadora alguns pontos históricos da cidade e aproveitando para levantar informações históricas  e  geográficas através da história história oral.


.
 




Nenhum comentário: