Formação de Professores de Bom Conselho PE
Educação + Artes + Tecnologias
Programação
29 de março de 2010
Manhã
· Apresentação
Música -> Bom pra você/Zélia Duncan/Composição: Christiaan Oyens e Zélia Duncan
· Divisão da sala em tribos:
1. Amanara (dia de chuva)
Símbolo -> pau de chuva
Atividade: Elaborar uma lenda explicando a importância do pau de chuva para a tribo.
Observação: No território tribo Amanara a terra é boa para plantar batata-doce.
2. Darueira (guardião da sabedoria)
Simbolo -> arco e flecha
Atividade: Fazer uma letra de música que fale da importância do arco e flecha para a tribo darueira. Eles cantam no ritual da lua cheia.
Observação: No território da tribo darueira a terra é boa para plantar inhame.
3. Aracê (amanhecer)
Símbolo -> Borduna
Atividade: Criar um deus e elaborar uma história explicando a importância dele para a tribo aracê.
Observação: No território da tribo aracê a terra é boa para plantar mandioca.
1. Airumã (estrela d’alva)
Símbolo -> Maracá
Atividade: Criar um ritual de passagem para (meninos e meninas) da tribo, onde o ritual tenha importância para a preservação da cultura e do meio ambiente.
Observação: No território da tribo airumã a terra é boa para plantar inhame.
Construção de Conceito -> História e Geografia
Recomendo os curtas-metragens:
O Coral das lavadeiras
Cemitério da memória: fragmentos da vida cotidiana
Viagem à Lua
Oficina: Escavação arqueológica – utilizando conhecimentos de história e geografia.
Almoço
Tarde
· Um novo olhar com novas metodologias -> História e Geografia
Recomendo:
Filme Escritores da liberdade
Curta-metragem Ilha das flores
Música Fábrica de Legião Urbana
· Trabalhando com HQs
Oficina 1: Construção de história em quadrinhos (cada tribo vai produzir uma história em quadrinhos utilizando as informações da atividade anterior.
Oficina: Reconhecer minha história e meu espaço
Trabalhando com fotos antigas da cidade de Bom Conselho em anexo.
HQs na Sala de aula: Uma ótima opção para história e geografia
A contrário do que muitos pensam, não existem histórias em quadrinhos apenas infantis. Compreender os tipos de HQs e seus gêneros é essencial para a boa utilização desse recurso na sala de aula. Lembre-se: escolha os gibis de acordo com o público-alvo.
Para aulas de História e Geografia - Alguns dos melhores desenhistas de quadrinhos da atualidade são brasileiros. É o caso de Marcelo Campos, Deodato Filho, Bené Nascimento, entre outros. Mas, como o mercado norte-americano tem preconceito com relação aos artistas latino-americanos, a maioria deles mudou de nome. Assim, Marcelo Campos virou Marc Campos, Deodato Filho virou Mike Deodato Jr, Bené Nascimento virou Joe Bennett. O mais paradoxal é que muitos brasileiros que lêem histórias de seus personagens prediletos (Deodato desenha o Hulk, Bené ilustra Elektra, mas já foi o responsável pelo Homem-Aranha) não sabe que está lendo uma história feita por brasileiros. É possível discutir essa situação em aulas de história ou geografia. Uma sugestão seria comprar revistas feitas por esses artistas, dar para a turma ler e, a partir da percepção de que são brasileiros com nomes americanizados, discutir temas como identidade cultural, preconceito cultural, a relação entre os países ricos e países pobres, imperialismo e outros. Também é possível discutir porque esses artistas só conseguem publicar nas grandes editoras nacionais depois de terem seu trabalho publicado nos EUA.
Slide
Trabalhando com quadrinhos na sala e aula
Artigo
A história em quadrinhos como prática pedagógica no ensino
de Geografia.
Graziela Bergonsi Tussi2
Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins3
O ensino de História Medieval pelos quadrinhos1
Johnni Langer
Pós-Doutor em História pela USP
Professor adjunto em História Medieval na UFMA
e-mail: johnnilanger@yahoo.com.br
Programação
30 de março de 2010
Projetos
Manhã
Apresentação de projetos voltados para história e geografia da Rede de weblogs.com Educartecnologias
Portal de História@
Portal de Geografi@
Propostas de atividades para o próximo encontro:
1. Amanara (dia de chuva)
Símbolo -> pau de chuva
Produzir em conjunto com os alunos um curta-metragem baseado na história de Bom Conselho
2. Darueira (guardião da sabedoria)
Simbolo -> arco e flecha
Produzir em conjunto com os alunos um acervo fotográfico de Bom Conselho
3. Aracê (amanhecer)
Símbolo -> Borduna
Produzir em conjunto com os alunos uma rota patrimonial de Bom Conselho
4. Airumã (estrela d’alva)
Símbolo -> Maracá
Produzir em conjunto com os alunos um weblog destinado a postar a história de Bom Jardim
Tarde
Uma aula de campo onde as tribos irão apresentar a mediadora alguns pontos históricos da cidade e aproveitando para levantar informações históricas e geográficas através da história história oral.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário