A Lenda da Coca dos Incas

A Folha Sagrada
A lenda de Khana Chuyma




"O que para seu povo servirá de alimento, para os invasores criará conflitos".
(Deus Sol dos Incas)  

"Conhecer a cosmologia das diversas culturas, é o grande passo para o verdadeiro conhecimento, e respeito ao próximo como um ser natureza."
(Lucy Lima)



Conta a historia Khana Chuyma vivia em uma ilha no Lago Titicaca e era o guardião do tesouro do Deus Sol. Ao ver que os espanhóis iam dominá-lo, ele jogou o tesouro no lago para evitar que fosse roubado. Capturado, Khana Chuyma resistiu às cruéis torturas sem dizer uma única palavra sobre a localização do tesouro, e foi finalmente libertado para então morrer. Naquela mesma noite, em grande agonia, foi visitado pelo Deus Sol que lhe disse: "Meu filho, você merece ser recompensado pelo seu enorme sacrifício. Faça qualquer pedido e eu irei realizá-lo." Ele respondeu: "Oh meu querido Deus, o que poderia pedir em tempos de dor e derrota como esse, se não a vitória de meu povo e a expulsão dos invasores?". O Deus Sol respondeu: "O que você me pede é impossível. Não tenho poderes contra o inimigo. Porém, antes de deixá-lo, gostaria de conceder-lhe algo sobre o qual tenho poderes". Khana Chuyma pediu algo que os ajudasse a suportar a escravidão e a vida dura que os esperava; algo que não era ouro. O Deus Sol lhe mostrou a planta de coca e disse: "Diga a seu povo para cultivar essa planta com carinho e colher suas folhas. Após secas, as folhas devem ser mascadas para que seu suco alivie seu sofrimento. Quando se sentirem exaustos de seu destino essa planta lhes dará nova vitalidade. Em suas jornadas através de terras altas, elas irá aliviar sua fome e frio, tornando a viagem mais tolerável. Nas minas onde serão forçados a trabalhar, o terror e a escuridão dos túneis será insuportável sem a ajuda desta planta. Quando quiserem olhar para o futuro, uma mão cheia de folhas jogadas ao vento revelarão os mistérios do destino, mas enquanto essa planta significará força, saúde e vida para seu povo, ela será maldição para os estrangeiros. Quando eles tentarem explorar suas virtudes, a planta irá destruí-los. O que para seu povo servirá de alimento, para os invasores criará conflitos". E essa é a MALDIÇÃO INCA.

Vamos respeitar a nossa Pachamama!

Nenhum comentário: