O qUe VocÊ VaI SeR qUanDo CrEscER?


I SIMPÓSIO DAS PROFISSÕES
ESCOLA CUSTÓDIO PESSOA

Desde que nascemos, buscamos conhecimento e aperfeiçoamento constante para nossa formação fisiológica, psicológica e intelectual. A psicologia do desenvolvimento busca entender as diferentes faixas etárias. É importante, sengundo Barros (apud ROSSEU, 1986, p. 7), Fazer uma descrição dos estágios pelos quais a criança vai passando, do nascimento à puberdade. Procura dessa maneira descobrir como a natureza leva a criança a ‘desenvolver-se em suas faculdades e em órgãos”.
Os conhecimentos adquiridos durante nossa formação determinarão que tipo de indivíduos seremos quando adultos, qual será nosso perfil e nossas tendências no futuro. São questionamentos que aparecem justamente na adolescência.
“A adolescência é um período difícil da vida de todos nós. Nessa fase, o jovem vive uma ambivalência, não consegue se definir como criança ou como adulto, o seu corpo e o seu sistema psicológico passam por mudanças, começam os conflitos com ele mesmo, com a família e com a sociedade. Resumindo: O adolescente é um ser em crise” (CARDOSO, 2005).
Estando os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Custódio Pessoa diante da possibilidade de ingressarem no Ensino Superior, muitos destes em frente às diversas necessidades do mercado de trabalho, e a grande oferta de cursos superiores, numerosas instituições de ensino e afinidade pessoal encontram-se ainda em dúvida quanto ao curso que poderia ser objeto de sua realização profissional.
Diante dessa problemática, estamos pleiteando o 1º Simpósio das Profissões na Escola, entrando em contato com instituições que possam colaborar no desenvolvimento do evento que visa de alguma forma saciar as dúvidas do nosso alunado com relação ao seu futuro profissional com a colaboração de profissionais das diversas áreas.

“A escolha de uma profissão ou de um trabalho deve implementar um conceito de si mesmo e conceder uma identidade social significativa para a pessoa; só isso habilita um indivíduo a atuar produtivamente para uma comunidade e através disso tornar-se auto-sustentado com êxito, satisfeito, estável e saudável dentro de sua própria vida pessoal” ( LEVENFUS e SOARES, 2002).

A escolha profissional diante do panorama atual ‘mercado de trabalho concorrido x satisfação pessoal’ está acarretando mais e mais a crise existencial dos nossos adolescentes. A partir do momento que esta escolha recebe colaboração dos ‘pais-professores-sociedade-(instituições)’, provavelmente esse momento ímpar vai receber um ar de leveza.
Organização:
Comissão representante dos 3º’s anos:
Amanda Lustosa da Silva
Andrielly Michele Dias do Nascimento
Cássia Oliveira da Silva
Lívia Dayane Dias de Moura
Raiane Silva de Albuquerque
Professores
Organização geral & Orientação:
Ana Walquíria Souza da Silva
Professores(as) colaboradores:
Everaldo Santos (Química)
Lucileide Lima (História)

Nenhum comentário: