Detetives da História

 

Série explora mistérios da história do Brasil: leia os resumos dos episódios



André Guerreiro e Renata Imbriani, apresentadores da série "Detetives da História"
Em sua primeira série produzida no Brasil, o canal pago de TV History Channel se propõe a desvendar mistérios que envolvem a história brasileira. “Detetives da História”, que estreia terça (4), sempre parte de casos de pessoas comuns, que possuem objetos esquecidos em casa, mas que podem guardar fatos importantes do passado do país.

A série exibe dois casos por episódio - que nem sempre são desvendados. Serão 12 objetos que colocarão dois detetives viajando pelo país em busca de respostas. Os investigadores que apresentam a série são Renata Imbriani e André Guerreiro. Renata é especialista em arte e cultura popular brasileira, atriz e produtora de TV. André é diretor de teatro, formado em Rádio e TV e também é ator. Veja quais são os mistérios que os "Detetives da História" vão tentar esclarecer:



1º episódio
A detetive Renata Imbriani segue até uma ilha da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, para investigar a origem de uma velha espada utilizada para capinar grama. Segundo a pessoa que a herdou, o objeto pode ter sido utilizado na Guerra do Paraguai. Enquanto isso, o apresentador André Guerreiro entra em contato com um livro que afirma que o Cristo Redentor é de autoria de um brasileiro e não de um francês, como muitas publicações defendem.

episódio
A invenção do rádio é atribuída ao cientista italiano Guglielmo Marconi, mas há uma suspeita de que um brasileiro tenha se antecipado em relação ao projeto que deu origem ao aparelho. Para comprovar se a invenção teria partido da mente de um brasileiro, Renata Imbriani analisa o caso de um padre jesuíta que teria transmitido frequências de rádio antes de Marconi. Na sequência, André Guerreiro verifica se existiu no Brasil um quilombo tão importante quanto o de Palmares, o maior e mais famoso do país.

3º episódio
Durante a proclamação da Independência do Brasil, D. Pedro I estava acompanhado de uma guarda de honra. Em razão de ter participado deste episódio, um de seus membros teria sido presenteado com um objeto de prata. Para provar a origem desse objeto, a apresentadora Renata Imbriani revisita a história do Brasil Imperial. Ao mesmo tempo, André Guerreiro se encontra com um colecionador pernambucano, que afirma que um dos seus óculos teria sido usado pelo cangaceiro Lampião. No berço do cangaço, André Guerreiro investiga a veracidade do caso.

4º episódio
Renata Imbriani investiga as origens do clássico automóvel Lincoln K, um sucesso da Ford entre as décadas de 1930 e 1940. O modelo 1935 pode ter sido adquirido pelo Governo Federal e utilizado pelo presidente Getúlio Vargas, além de outros chefes de estado em visita ao Brasil. Enquanto isso, André Guerreiro vai até Juazeiro do Norte e Fortaleza para investigar as origens de um prelo –antiga máquina de impressão gráfica– que pode ter pertencido ao paraibano Leandro Gomes de Barros, o maior escritor de cordel do Brasil.

5º episódio
O samba "Pelo Telefone", composto por Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, e Mauro de Almeida, marcou o nascimento do ritmo. André Guerreiro faz uma viagem musical com o objetivo de decifrar o mistério por trás de um antigo violão que pode ter pertencido a Donga e utilizado na gravação original de "Pelo Telefone". No mesmo episódio, Renata Imbriani tenta desvendar as origens do primeiro time brasileiro de futebol. Indícios apontam que a primeira equipe pode ter sido formada no Rio Grande do Sul e não em São Paulo.

6º episódio
O polonês Zbigniew Marian Ziembinski (1908-1978) chegou ao Brasil em 1941. Sua contribuição como diretor de teatro foi fundamental para a dramaturgia brasileira. De origem judaica, Ziembinski entrou no Brasil no auge da Segunda Guerra Mundial. Mas quem facilitou sua chegada ao país? Com um cartaz do acervo da atriz Nicette Bruno, André Guerreiro tenta descobrir a verdade. Longe dali, a detetive Renata Imbriani investiga o mito do Abebé de Oxum, objeto de culto tradicional dos orixás. Mas sua origem está ligada ao mito de Oxum ou de Iemanjá?

"Detetives da História"
Onde: History Channel
Quando: terças-feiras, às 21h

Nenhum comentário: